Deixar o corpo se movimentando é importante para que exista uma qualidade de vida boa, possuir uma boa saúde mental e física e na prevenção de várias doenças. Porém, pessoas não costumam saber as diferenças entre atividade física e exercício físico que são um ponto chave para ter todos esses objetivos.

É importante às duas sejam algo presente na sua rotina, porém é importante saber a diferença entre exercício físico com atividade física já que muita gente faz uma achando está fazendo a outra.

No texto de hoje vamos explicar a diferença entre os dois tipos de modalidade e qual é os benefícios e importância de cada uma delas.

O que é atividade física?

A atividade física está relacionada com tudo aquilo que você está fazendo no dia a dia, isto é, qualquer movimento que você faça já é considerado algo presente nesta modalidade. Uma simples limpada na casa ou ida ao supermercado já é considerada uma atividade física.

As atividades físicas não é algo que uma pessoa programa, mas sim uma necessidade natural do ser humano de realizar algum tipo de ação com o próprio corpo. Apesar de ela ser uma modalidade mais simples, ela não deve ser negligenciada já que, por exemplo, uma faxina mais intensa perdi tanta caloria quanto um esporte qualquer.

Fazer algum tipo de atividade diária com o corpo é muito benéfico para a sua saúde. Tudo isso acontece devido à sua capacidade de queimar calorias e trazer um bem-estar tanto físico quanto mental. Ajuda a você ter condicionamento físico e evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou AVC.

Uma vantagem com relação a esse tipo de modalidade é que você não precisa ter um acompanhamento de um profissional de saúde para poder realizar e também não necessita de nenhum tipo de equipamento podendo ser realizado dentro da sua própria casa.

atividade física

E o exercício físico?

Embora também esteja relacionada com a movimentação do corpo, esta modalidade em relação com uma atividade programada de forma a ser executada com movimentos específicos e com objetivos pré-definidos.

Estes exercícios são importantes ser realizados de forma constante e com o acompanhamento de profissionais adequados. Estes irão indicar as instruções e as correlações sobre intensidade, carga, duração, objetivo e outras tantas informações importantes para a realização correta de tal exercício.

Eles são importantes, pois auxiliam a equilibrar e poder aumentar a musculatura de forma a reduzir o peso corporal e melhorar a capacidade de respirar, pode diminuir a pressão e realizar a prevenção de várias doenças crônicas como por exemplo a diabetes e hipertensão.

atividade física

Quais são os benefícios?

Pessoas que passam muito tempo sentadas ou deitadas que não possui nenhum tipo de exercício ou atividade física tem maiores probabilidades de desenvolver algum tipo de complicação de saúde.

Manter o corpo ativo irá auxiliar na prevenção de uma gama de problemas e trará outros benefícios para a sua vida principalmente se for associado a ótimos hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.