A dieta da sopa tem diversos benefícios. Em muitos casos é utilizada inclusive para recuperação de pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia, como uma cirurgia mais complexa de uma bariátrica, ou com uma cirurgia de extração dentaria.

Para um paciente, que passou pelo procedimento de uma cirurgia bariátrica, nas primeiras duas semanas é necessário ser preparado uma sopa bem líquida, coada em peneira fina, pois existe um risco de vida, caso o paciente não realize devidamente a dieta da sopa indicada pelo médico.

Após um tempo esse paciente, vai engrossando a sopa, sempre direcionado pelo profissional da saúde. Assim como outros tipos de dietas pós-cirurgia ou tratamento, que se faz necessário o consumo de sopa.

Quem precisa utilizar aparelho ortodôntico, nas primeiras semanas, tem dificuldade para mastigar, então é indicado também o consumo de sopa, para driblar a fome, sem muito sofrimento.

Existe outro público, além daqueles que procuram perder peso com dietas de sopa, são os bebes, a partir do sétimo mês, também é liberado por alguns pediatras o consumo de sopinhas, ou como carinhosamente é chamado por alguns as papinhas.

O consumo sopa, e dieta a base de sopa, é muito recomendado por especialistas da saúde, é uma refeição preparada com legumes, carne branca ou vermelha, folhas e outros, garantindo assim as vitaminas necessárias para uma dieta balanceada.

Alguns estudiosos apontam que a descoberta da sopa foi na Índia, outros já falam que a sopa é desde a pré-história, como forma de amaciar as carnes, e que surgiu em regiões vulcânicas, por formar poças de água quente.

É muito comum o desejo por sopas, serem aguçados em dias de frio, pois a sopa nos remete ao aconchego, e também pela praticidade de se preparar uma saborosa e nutritiva sopa.

Dieta da Sopa

Vamos falar de alguns benefícios da sopa:

  • Hidrata, devido à alta quantidade de líquidos e vitaminas que possui;
  • Fornece fibras, se enriquecida com legumes e folhas, torna-se um nutriente essencial para o bom funcionamento do intestino;
  • Aumenta a saciedade, quando é enriquecida com carnes branca ou vermelha e legumes;
  • Digestão rápida, indicada para aqueles que não conseguem comer muito a noite, pessoas com problemas de azia, então optar por uma sopa a noite é a opção certa;
  • Praticidade pode ser preparada com os ingredientes que tem na geladeira, pode ser feito tudo numa mesma panela, garantindo a cozinha em ordem;
  • Baixo custo, devido à possibilidade de se aproveitar o que já tem e também de legumes e folhas terem um valor mais acessível para todos;
  • Poucas calorias, como a sopa é feita com: verduras, legumes, fibras e muita água, não se torna uma bomba calórica, só é preciso o cuidado na mão do olho, azeite e quando incluir carne a opção deve ser de carnes com pouca gordura;
  • Nutritiva, a sopa é considerada nutritiva, devido ter todas as proteínas para uma dieta balanceada.

Existem pessoas que não estão satisfeitas com o seu peso, estão se sentindo gorda, que ao vestir uma roupa não se sentem confortáveis, e encontram na internet receitas de como a dieta da sopa que promete a perda de 1 quilo por dia.

Alguns profissionais da saúde advertem esse tipo dieta, ressaltam que o paciente pode apresentar fraqueza, tonturas e dores de cabeça, e que outro fator que esse tipo de dieta não promove a mudança de hábitos.

No próprio Instituto do Coração, foi criado por alunos da Universidade de São Paulo, uma dieta da sopa, para aqueles pacientes que precisam emagrecer de uma forma rápida, antes de realizarem uma cirurgia.

E a partir dessa dieta, foi explorado também por outros o consumo da mesma, para garantir uma perda de peso rápida, porém consumindo os nutrientes necessários, já que é aprovada por pesquisadores e profissionais da saúde.

Dieta da Sopa

Abaixo os ingredientes da sopa para emagrecer:

Sal, pimenta do reino, alho, folha de louro, caldo de carne, berinjela, nabo, agrião e cheiro verde, pimentão, repolho, tomate, aipo, cenoura e couve picada.

Cada ingrediente colabora com seus nutrientes para formar essa sopa nutritiva.

A forma de preparo que tem em comum nas dietas da sopa são que os legumes e folhas devem ser cortados, e não podem ser batidos no liquidificador. Essa forma é para promover a mastigação dos alimentos que compõe a sopa.

Existem relatos de pessoas que perdem de 3 a 8 quilos, realizando a dieta da sopa. Tudo é de acordo com o organismo de cada um, e também se a dieta está sendo em conjunto com alguma atividade física.

As pessoas que emagreceram com a dieta da sopa, relatam que nos primeiros três dias é mais difícil, a maioria se queixa que se sente um pouco fraca, porém depois do terceiro dia o organismo já aceita melhor.

As pessoas que conseguem, indicam e motivam outras pessoas, pois é visível o resultado.

E muitas através da dieta da sopa, depois de conseguirem atingir o objetivo proposto de emagrecer, passam a ter uma alimentação mais saudável.

A busca por resultado rápido é uma crescente em vários aspectos da vida, e não poderia ser diferente para o processo de emagrecimento, sendo assim a sopa para este fim é uma das indicadas.

Essa refeição, vindo possivelmente da Índia, ou até mesmo da pré-história, de acordo com alguns pesquisadores, tornou-se uma refeição muito bem avaliada.

Como podemos ver o próprio Instituto do Coração, e os estudantes da Universidade de São Paulo, criaram uma dieta da sopa rica em vitaminas necessárias, para pacientes que precisam emagrecer para algum tipo de tratamento.

Mesmo com a confiança nas pesquisas realizadas, é sempre importante consultar o especialista do assunto, hoje podemos seguir essa dieta da sopa, de uma forma mais segura de acordo com os alunos da Universidade de São Paulo.

Importante enfatizar que conforme a indicação dos estudantes e especialista da saúde, essa dieta deve ser realizada apenas durante uma semana, para garantir um resultado saudável.

Dieta da Sopa