O efeito rebote é um termo que soa assustador, mas na verdade não é. É mais um termo técnico que se refere a como seu peso pode voltar a subir depois que você tiver perdido algum peso. Isto porque seu corpo muitas vezes passará por um período de reajuste ao novo peso em que você está.

Quando você perde peso, seu corpo pode se acostumar com o novo peso e começar a desejar a comida que não está mais comendo. Em muitos casos, isto acontece porque seu corpo é naturalmente mais rápido a ceder quando está faminto ou em perigo.

É por isso que quando você perde peso, você pode sentir que passa por uma fase de ceder ao novo peso e depois passar por uma fase de não ceder ao novo peso. Isto pode tornar complicado manter o peso perdido. Mas isso não significa que você voltará instantaneamente aos seus velhos hábitos e ganhará peso. A boa notícia é que você pode manter seu peso perdido seguindo algumas dicas simples. Vamos explorar como. 

 Qual é o efeito de ricochete? 

 O efeito rebote acontece quando você perde peso, mas seu corpo passa por um período de reajuste ao novo peso. Como seu corpo é tão naturalmente rápido a ceder quando está com fome ou em perigo, ele começa a desejar o alimento que você não come mais. Isto pode fazer com que você volte aos seus velhos hábitos ou ganhe peso como resultado. 

Efeito sanfona como evitar

Como evitar o efeito de rebote e manter seu peso fora para sempre? 

 O primeiro passo para evitar o efeito rebote é fazer o melhor possível para evitar todos os novos alimentos que voltam à sua vida após a perda de peso. 

Isto porque seu corpo muitas vezes passará por um período de reajuste ao novo peso em que você se encontra e começará a desejar estes alimentos. Portanto, quando você estiver comendo saudável, é importante que você mantenha esses alimentos fora do seu prato para não causar dor de cabeça para você mais tarde. 

Outra dica que pode ajudar a evitar o efeito de ricochete é exercitar-se regularmente. Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitas pessoas têm dificuldade de se adaptar ao exercício em seu dia-a-dia. É por isso que é importante garantir que você tenha tempo para uma caminhada diária ou correr, mesmo que sejam apenas 5 minutos enquanto espera na fila do Starbucks. 

Finalmente, uma grande maneira de combater o efeito de rebote é ter consciência de quanto peso você perdeu e se é ou não suficiente para você. Se você ainda estiver com fome ou fora de controle com a comida, então pode ser a hora de outra sessão de dieta! 

 Dicas para manter sua perda de peso 

  •  Coma o café da manhã todos os dias. O café da manhã é uma ótima maneira de reiniciar seu metabolismo e começar o dia com um corpo saudável. 
  • Não desista de se exercitar. O exercício é importante para manter a perda de peso, por isso não deixe que se torne um pensamento posterior em sua vida. Se você quiser manter seu peso fora, certifique-se de estar se exercitando pelo menos três vezes por semana.
  • Seja realista consigo mesmo e não tenha medo de comer os alimentos que ainda estão no seu plano de dieta. Não é incomum as pessoas deixarem sua dieta escorregar porque têm medo de comer o que quer que gostem novamente, mas isso pode levar a pensamentos negativos que as fazem sentir-se culpadas ou como se simplesmente não tivessem força de vontade. Se você precisar de uma pausa em sua dieta restritiva, vá em frente e desfrute de algo que não se encaixa em seu plano – desde que não seja uma indulgência demais! 

Efeito sanfona como evitar

 Envolvimento: Como você pode manter sua perda de peso 

 O efeito de ricochete é muito real. Mas se você se limitar a alguns passos simples, isso não será um problema para você. Como mencionado anteriormente, seu corpo muitas vezes passará por um período de reajuste ao novo peso em que você se encontra.

Em muitos casos, isto acontece porque seu corpo é naturalmente mais rápido a ceder quando está com fome ou em perigo. É por isso que quando você perde peso, você pode sentir que passa por uma fase de ceder ao novo peso e depois passar por uma fase de não ceder ao novo peso. Isto pode tornar complicado manter o peso perdido.

Mas isto não significa que você voltará instantaneamente aos seus velhos hábitos e ganhará peso. A boa notícia é que você pode manter seu peso perdido, seguindo algumas dicas simples: