O psyllium é uma solúvel fibra que é extraída da semente de uma planta denominada Plantago Ovata. A sua casca é usada em alguns tipos de remédios naturais e lembra muito aveia e trigo.

Essa fibra possui a capacidade de aumentar 20 vezes o seu tamanho através da absorção de algum tipo de líquido, por esta razão ela é muito utilizada como regulador da sua atividade intestinal, aumentando de volume e a umidade presentes nas fezes proporcionando os movimentos do intestino.

Um outro ponto importante tem relação com a sua capacidade de controlar a quantidade de açúcar no sangue, isto é, é um grande aliado para as pessoas que possuem algum tipo de diabete. Pode ser apresentado em pó ou até mesmo em farelo, porém é importante realizar seu consumo com muita água.

No texto de hoje será apresentado tudo o que você precisa saber sobre o psyllium. Ele emagrece? Ajuda nos exercícios físicos? Como tomar da forma correta? Fique comigo até o final do texto que essas perguntas serão respondias.

Como ingerir o psyllium?

  • Crianças com mais de 12 anos e adultos

A forma mais correta de ingerir esta fibra para esse grupo de pessoas é através do consumo de 5 g seja do pó ou do farelo em 240 mL de água três vezes ao dia.

  • Crianças de 6 a 12 anos

Para este grupo o ideal é realizar a mesma proporção, porém realizar o consumo apenas duas vezes ao dia.

Importante ressaltar que independente de qual grupo você esteja, o consumo de uma grande quantidade de fibras pode causar constipação, dores abdominais e gases. O recomendado é que seja ingerido uma vez ao dia e ir aumentando conforme o seu organismo permitir.

É recomendado que o consumo de psyllium seja feita aproximadamente 30 minutos antes das suas refeições com o uso de um copo de água. Com isso, a fibra terá tempo para expandir no estômago e ajudar na saciedade. Quem deseja apenas o resultado do intestino, consumir em jejum pela manhã.

psyllium

Quais são os benefícios do psyllium?

  • Quando ocorre a ingestão com água, esta fibra irá fazer com que você esteja saciado conforme o volume de seu estômago.
  • É eficaz contra a constipação e síndrome do intestino irritável, devido a sua alta concentração de fibras.
  • O consumo diário desta fibra poderá reduzir os problemas relacionados a doenças coronariana em 11,5%
  • Por possuir em sua composição uma quantidade de fibras solúveis e insolúveis, esta fibra é muito boa para a manutenção da flora intestinal
  • Auxilia no controle glicêmico do corpo devido a absorção do açúcar ser mais demorado com o consumo destas fibras.
  • Auxilia no controle de níveis mais saudáveis de triglicerídeos e colesterol.
  • Irá evitar que as pessoas que consomem este tipo de fibra tenham algum tipo de ataque cardíaco.
  • Irá auxiliar no desempenho e desenvolvimento muscular caso seja praticado exercícios de alta intensidade. Com isso, também será possível ter muito menos fadiga ao praticar tais esportes.