Sendo um excelente suplemento natural, talvez você não saiba ainda tudo da quitosana para que serve, mas neste artigo concentrarei todas as informações necessárias para que você saia sabendo tudo sobre ela.

Qual a sua composição?

Feito tendo como base as cacas dos crustáceos, como a lagosta, o caranguejo e o camarão, ele é riquíssimo em fibras.

Essas fibras em excesso auxiliam o emagrecimento, pois ao ser ingerido, no estômago se transforma em uma espécie de gel que demora mais a ser digerido, prolongando a sensação de saciedade, sendo bastante eficaz para quem quer perder peso.

E não é só para emagrecer que ela é eficaz. A quitosana também auxilia na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. As fibras que lhe compõem reduzem a absorção de gordura pelo organismo.

Quitosana para que serve

Benefícios para a saúde

Essa redução evita problemas de infarto e aterosclerose, sendo a quitosana muito benéfica para a sua saúde.

Apesar de ser um suplemento natural, a indicação é que ela deve ser consumida sob orientação médica, pois seu uso incorreto pode trazer contraindicações ou efeitos colaterais.

Ela pode ser facilmente encontrada nas lojas que vendem produtos naturais e sua dosagem vai de acordo com marca e quantidade de cápsulas, sendo esta a sua apresentação comum.

Eficaz para quem quer emagrecer

O fato de virar um gel no estômago e diminuir a absorção de gordura pelo organismo, faz com que as gorduras sejam eliminadas através das fezes, sendo eficaz na perda de peso.

As fibras ainda contribuem prolongando a saciedade. Para auxiliar nesse processo, é indicado fazer uma alimentação regular e balanceada, aliada com atividades físicas regulares.

Essas fibras ainda contribuem para prevenir a prisão de ventre, já que a quitosana é bastante rica em polissacarídeos.

Auxilia no processo de cicatrização

Esse suplemento alimentar natural é bastante eficaz no processo de cicatrização de feridas. Isso é possível porque a quitosana atua estimulando a coagulação sanguínea, além de possuir atividade antimicrobiana.

É importante e eficaz ainda, na inibição do crescimento dos micro-organismos que participam da proliferação de bactérias e causam as infecções.

Regula o colesterol “ruim”

Esse gel formado pelas fibras no estômago, atua absorvendo as gorduras e levando para o intestino, e depois eliminando pelas fezes. Esse processo ajuda na regulação dos níveis de triglicerídeos e o colesterol “ruim” no sangue.

Isso é positivo para a prevenção de doenças que podem ser fatais para o indivíduo, por isso seu consumo vem sendo cada vez mais recomendado.

Quitosana para que serve

Efeitos adversos

Seu consumo excessivo pode prejudicar a absorção de vitaminas e mineiras pelo organismo. As pessoas alérgicas a frutos do mar podem sofrer reações alérgicas simples, dores abdominais ou choque anafilático, nas reações severas.

Pessoas que fazer uso de medicamentos com ação anticoagulante não devem consumir, bem como mulheres amamentando ou grávidas e crianças com menos de 12 anos.

É possível verificar que a quitosana traz diversos benefícios ao organismo, e reações adversas bem específicas. Sendo assim, inclui-la no seu consumo diário pode ser bastante positivo para sua saúde.